segunda-feira, 23 de novembro de 2020

ACONSELHAMENTO Ajudando outros a se ajudarem

 


    Deus criou os seres humanos com várias necessidades de ordem física, emocional, intelectual, psicológica e espiritual e está pronto a suprir todas essas necessidades (Fp 4.19). Encontramos sua ajuda quando nos entregamos à oração, ao estudo das Escrituras e às orientações do Espírito Santo (gr. parakletos, "consolador", lit. alguém "chamado ao lado") e do conselho de pessoas sábias e piedosas - familiares, amigos ou profissionais.
    Deus pode escolher suprir uma necessidade por intermédio de um indivíduo qualificado para ajudar pessoas dentro de uma instituição ou de circunstâncias particulares. Ao tomarmos decisões importantes, fazemos bem em buscar o conselho de cristão sábios e maduros (Pv 11.14).
    Necessidades que não são supridas de formas apropriadas e eficazes geram angustias mental. Quando essa angústia provoca transtornos sérios nas atividades diárias ou prejudica relacionamentos, é necessário buscar aconselhamento. O aconselhamento bíblico pode ser bastante proveitoso e quem o procura não tem motivos para se sentir envergonhado. O conselheiro cristão pode usar vários métodos para promover cura, integração, equilíbrio e qualidade de vida, mas sua principal característica é a dependência total do Senhor como Médico dos médicos. Jesus deu aos seus seguidores a certeza da presença interior do Espírito Santo, o Consolador, Auxiliador e Conselheiro de todo cristão (Jo 16.13).

Veja também Jó 12.13; Sl 16.7-8; 73.24; 106.13-15; Mc 5.2, nota; Jo 14.26; tópicos sobe Vontade de Deus (Ef 5); Cura (Sl 13; 133; Ec 1; 2Co 5; Gl 5; Tg 5); Resolução de problemas (Jo 6).

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário