sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A mulher adúltera


    Os cap. 5 - 7 de Provérbios advertem contra a mulher imoral cujo caráter é não apenas leviano, mas também perverso. Sua consciência é cauterizada, suas roupas são sedutoras e seu coração é astucioso. As palavras enganosas de seus lábios são encantadoras, doces como o mel (o alimento mais doce na antiga Israel) e mais suave que o azeite (um produto de suavidade incomparável). Ela é uma adúltera, uma esposa infiel cujos pés irrequietos não param dentro de casa.
    Trata seus votos matrimoniais com descaso total, rebela-se contra a Lei de Deus e usa a surpresa e a lisonja como táticas de sedução. Ela seduz o jovem ingênuo e insensato com descrições vividas de seu leito perfumado à espera de uma noite de amor emocionante.
    Seu caráter e seu modo de viver revelam perversidade, pois ela não não pondera sobre a vereda da vida (Pv 5.6). Em vez disso, conduz suas vítimas pelo caminho que termina em destruição, privando-as de todas as suas forças e de seus bens materiais. No final, a insensatez daqueles que se deixam seduzir por ela lhes custa a própria vida (Pv 7.23).
    O pai-mestre apresenta três maneiras de evitar essa mulher cuja "casa é caminho para a sepultura e desce para as c
câmeras da morte" (Pv 7.27):
1. Guardar os mandamentos do pai e não deixar a instrução da mãe (Pv 6.20).
2. Resistir à tentação mantendo-se longe dela e nem sequer aproximando-se da porta de sua casa (Pv 5.8).
3. Satisfazer-se plenamente com o amor sexual da própria esposa (Pv 5.15-20).
    A adúltera busca e oferece prazeres imediatos, mas que não satisfazem. Não tem a firmeza de um caráter piedoso para guiá-la. Além de ela própria seguir um caminho que conduz à destruição, também leva outros com ela. Além de destruir a sua própria família e perder a comunhão com os seus, também arruína outros lares. No entanto, por maior que seja a insensatez dessa mulher, ela só precisa se entregar a Cristo para receber o perdão e aprender o "temor do Senhor" a fim de obter as bênçãos da sabedoria.
   
Veja também Pv 6.20-35; 7.4 - 27; tópicos sobre Adultério (Os 3); Pureza sexual (1Co 7); Tentação (Hb 2).

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário