Introdução
Esse texto sagrado destaca a idade que Sara viveu. O nome "Sara" significa "mãe das nações" (Gn 17.15-16). Sara era a esposa do maior patriarca do mundo, Abraão. Assim, ela passa a ser também a "mãe de uma multidão" de pessoas. Como matriarca de Israel, Sara ocupa uma posição proeminente entre as mulheres da Bíblia. E, assim, podemos extrair muitas lições espirituais importantes de sua vida e conduta.
A importância de Sara nas Escrituras
1. Sara era chamada anteriormente de "Sarai" ("minha princesa"), e aparece pela primeira vez na Bíblia em Gn 11.29. Sara era estéril, e, apesar desta deficiência, Deus a escolheu para ser mãe de povos e nações (Gn 11.30; 17. 16).
2. Sara era uma mulher formosa, e a mulher formosa é alvo de cobiça dos homens e paga um preço para se manter fiel a Deus (Gn 12.10-20).
3. Sara era uma mulher decidida e importante, e isso a levou a tentar criar meios humanos para cumprir as promessas de Deus, ao convencer Abraão a ter um filho com a sua escrava Agar (Gn 16.1-9). Essa atitude de Sara foi errada, mas tinha precedentes no código jurídico de Hamurabi, onde os contratos de casamento estabeleciam a obrigação de o homem prover-se uma serva para lhe dar um filho, caso a mulher não pudesse fazer isso.
4. Mesmo com a precipitação de Sara, Deus não desistiu dela; antes, renovou as promessas em sua vida, mudando-lhe o nome de "Sarai" para "Sara", e reafirmando que ela seria mãe de reis e nações (Gn 17.15-16).
5. A incredulidade de Sara foi confrontada pelo próprio Deus, que disse a Abraão: "Haveria alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho" (Gn 18.14).
6. No tempo certo, a bênção chegou para Sara: "E o Senhor visitou Sara, como tinha dito, e fez o Senhor a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu um filho a Abraão na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito" (Gn 21.1-2).
7. sara sempre foi lembrada na história pelo próprio Deus; o nome dela é mencionado centenas de anos depois por outros escritores bíblicos, como Isaías: "Olhai para Abrão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, eu o chamei, e o abençoei, e o multipliquei" (Is 51.2).
8. Sara foi citada também muitos anos depois na galeria dos Heróis da Fé (Hb 11.11) e pelo apóstolo Pedro, como exemplo de fé a ser seguido por todas as mulheres cristãs (1Pe 3.6).
Conclusão
Embora fosse uma mulher de temperamento forte e decidido, Sara deixou um grande exemplo de submissão e obediência a Deus e ao seu marido, devendo seu exemplo de vida ser seguido pelas mulheres cristãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário