quinta-feira, 7 de maio de 2020

Estudo Bíblico 20 - O Senhor é o nosso escudo (Gn 15.1)

GÊNESIS 15

Introdução
O escudo, uma das peças da antiga armadura dos soldados, resguardava o corpo do guerreiro contra as flechas e os golpes de lança ou de espada. Sendo assim, Deus estava dizendo para Abraão: "Eu Sou a garantia da tua integridade física, Abraão; Eu Sou a tua proteção: Eu Sou o teu guardião; Eu Sou a tua perfeita segurança". Por diversas vezes nas Escrituras, os homens de Deus se referiram ao Senhor como seu Escudo. Alguns estudiosos das línguas originais da Bíblia o chamam de "Adonay Maguen - O Senhor é o Nosso Escudo" (Gn 15.1).

O Senhor como o nosso escudo nas Escrituras
1. Em Dt 33.29, Moisés abençoa Israel, dizendo: "Bem-aventurado és tu, ó Israel! Quem é como tu, um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro e a espada da tua alteza? Pelo que os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas".
2. Em 2 Sm 22.2-3, no seu cântico de ações de graças pelas vitórias que o Senhor dera a Davi contra os seus inimigos, ele disse: "O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo e nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, e o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste".
3. Em 2 Sm 22.36, Davi diz: "Também me deste o escudo da tua salvação e, pela tua brandura, me vieste a engrandecer".
4. Em 1 Rs 14.25-26, é dito que "no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém. E tomou os tesouros da Casa do Senhor e os tesouros da casa do rei, e ainda tomou tudo, e também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito". O Senhor é o nosso verdadeiro escudo! Esse ninguém consegue levar nem tirar de nós!
5. No Sl 3.3, Davi disse: "Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça!.
6. No Sl 5.12, o salmista disse: "Pois tu, Senhor abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como um escudo".  
7. No Sl 7.10, o salmista escreveu: "O meu escudo esta com Deus, que salva os retos de coração".
8. No Sl 28.7, o salmista se expressou, dizendo: "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei".
9. No Sl 144.2, Davi se expressou, dizendo do Senhor: "benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em que confio, e que me sujeita o meu povo".
10. Em Ef 6.16, Paulo afirma que devemos tomar sobretudo o escudo da Fé, com a qual poderemos apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Conclusão
O Senhor é o escudo e a proteção do seu povo! Como escudo, Ele é a nossa defesa pessoal. Jesus Cristo é o que nos protege por todos os lados. Ele protege a nossa frente e a nossa retaguarda e a nossa direita, por cima e também por baixo; o Senhor nos protege integralmente!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário