Introdução
Essa passagem bíblica que marca a chama de Abraão é, sem dúvida, uma das partes mais citadas das Escrituras, pois a história da redenção, não só a de Israel, como também de toda a humanidade, começa com a chamada gloriosa desse grande patriarca. Nesta chamada de Abraão, Deus começa a construir em vivas cores o cenário para a formação de um povo eleito, e, por meio deste povo escolhido, todos os demais povos da terra viriam ser abençoados e salvos. Mais tarde, isso se tornou possível por meio de Jesus Cristo, o mais ilustre descendente de Abraão (Gl 3.6,29).
I. "E far-te-ei uma grande nação"
Deus cumpriu essa promessa feita a Abraão (Nm 23.19). Em Dt 1.10, Moisés descreveu o cumprimento dessa promessa, dizendo: "O Senhor, vosso Deus, já vos tem multiplicado; e eis que já hoje em multidão sois como as estrelas dos céus".
II. "E abençoar-te-ei"
Deus cumpriu essa promessa, abençoando tanto Abraão como os seus descendentes (Gn 13.2; 29.13). Em Gn 26.12, está escrito: "E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava".
III. "E engrandecerei o teu nome"
Deus tem cumprido essa promessa, pois o nome de Abraão é respeitado no mundo inteiro. O nome de Abraão é respeitado por mais de três bilhões de pessoas que professam as três grandes religiões monoteísta do planeta: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Portanto, mais da metade da população mundial tem Abraão como pai genético e/ou como pai espiritual. Em 2 Sm 7.9, o Senhor disse a Davi: "E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí teus inimigos diante de ti, e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra".
IV. "E tu será uma bênção"
Deus tem cumprido essa promessa, pois, Abraão tem sido uma bênção para o mundo inteiro (Rm 4.13). Em Is 51.2, o Senhor diz: "Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque sendo ele só, eu o chamei, e o abençoei, e o multipliquei".
V. "E abençoarei os que te abençoarem"
Deus tem cumprido essa promessa ao longo da história, pois aqueles que tem abençoado Abraão e seus descendentes tem sido recompensados por Deus (Gn 30.27; 39.5). Em Gn 27.27-29, Isaque confirmou a bênção de Abraão sobre o seu filho Jacó, dizendo: "Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou. Assim,pois, te dê Deus do orvalho do céu, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e abençoados sejam os que te abençoarem".
VI. "E amaldiçoarei os que te amaldiçoarem"
Deus também tem cumprido essa promessa ao longo da história, pois todos aqueles que se levantaram contra o povo judeu ao longo da história não tem ficado impunes (1 Cr 16.20-22). O profeta Balaão reconheceu que não podia amaldiçoar que Deus abençoou (Nm 23.8). Em Ne 13.2, está escrito que Deus converteu a maldição em bênção.
VII. "E em ti serão benditas todas as famílias da terra"
Deus tem cumprido essa promessa ao longo da história, inclusive em nossos dias, por intermédio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em Gl 3.8, está escrito que "tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti". E, em Gl 3.29, está escrito: E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa".
Conclusão
Deus cumpre infalivelmente as suas promessas na vida dos seus servos (Js 21.45). E, quando somos abençoados por Deus, essa bênção deve ser extensiva a outras pessoas também. Nós fomos chamados para sermos bênção, mas também como abençoadores de outras vidas. muitos querem ser abençoados de forma egoísta, acumulando bênção apenas para si. Deus, porém, chamou Abraão para ser uma bênção tanto para os seus próprio descendentes, como para todos os outros povos. Que Deus abençoe a todos nós".
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Nenhum comentário:
Postar um comentário