sábado, 9 de maio de 2020

Estudo Bíblico 22 - Lições Espirituais da vida de Ismael (Gn 16.15-16)

LIÇÕES ESPIRITUAIS DA VIDA DE ISMAEL - YouTube

Introdução
Esse texto sagrado descreve o nascimento de Ismael. Ele era filho de Abraão com a serva egípcia de Sara, chamada Agar. Embora Deus tivesse prometido um herdeiro a Abraão, filho dele com sua esposa Sara, ela, pensando em ajudar no cumprimento da promessa, ofereceu sua serva para gerar um filho de Abraão, e dessa relação precipitada nasceu Ismael. Na verdade, Ismael não teve culpa alguma em tudo isso; ele sequer pediu para nascer. Por isso, Deus nunca desprezou o rapaz. Aliás, olhando atentamente na Bíblia, vemos que não consta que Ismael era uma pessoa de mau caráter, embora os descendentes dele (os árabes) sejam inimigos mortais de Israel. Vamos aprender algumas lições espirituais importantes a partir deste personagem bíblico.

A importância de Ismael nas Escrituras
1. Para que Ismael nascesse, Sara se valeu de um costume da época. Caso a mulher fosse estéril, ela permitia que seu marido gerasse um herdeiro com uma concubina. Os filhos nascidos de escravos pertenciam a seus senhores. Assim, Sara pensou que o filho que nascesse de sua serva Agar seria dela, e não de Agar. Ou seja, hipoteticamente seria Sara, e não Agar quem estaria dando um filho a Abraão. Porém, as coisas não aconteceram como Sara esperava. Depois de saber que estava grávida, Agar ficou orgulhosa e começou a desprezar sua senhora. Ao queixar-se disso com Abraão, este permitiu que Sara disciplinasse sua escrava egípcia. Quando Sara exagerou na disciplina imposta a Agar, esta fugiu para o deserto. Lá o Anjo do Senhor a encontrou e lhe fez a seguinte promessa: "Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição" (Gn 16.11).
2. Ismael tinha promessa de Deus antes mesmo de nascer. Ainda no ventre de sua mãe, Deus havia prometido multiplicar a descendência dele (Gn 16.10). todos os árabes que aceitam a doutrina muçulmana alegam descender de Ismael. Essa guerra entre árabes e judeus já havia sido prevista pelo próprio Deus (Gn 16.12).
3. Quando Ismael tinha 13 anos, Deus apareceu a Abraão para lembrá-lo de que Ismael não era o herdeiro prometido, e sim Isaque (Gn 17.21). Ou seja, o Messias viria de Isaque e de seus descendentes, e não dos descendentes de Ismael. Deus já havia feito essa aliança com Abraão antes mesmo de Ismael existir (Gn 15.4) e a ratificou em Gênesis 17.19.
4. Essa revelação de Deus levou Abraão a preocupar-se com o futuro de Ismael e a interceder por este seu filho, dizendo: "Tomara que viva Ismael diante de ti" (Gn 17.18). Deus, por sua vez, tranquilizou Abraão, dizendo: "E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação" (Gn 17.20).
5. O nome "Ismael" significa "Deus ouve". O significado de seu nome faz jus a dois momentos marcantes em sua vida: quando Deus ouviu e acudiu sua mãe, ainda grávida dele (Gn 16.11), e quando Deus ouviu a voz de Ismael embora sua mãe pensasse que ele iria morrer de sede no deserto (Gn 21.17).
6. Em Gn 21.20, é dito: "E era Deus com o moço, que cresceu, e habitou no deserto, e foi flecheiro". Independente das circunstâncias em que Ismael nasceu, Deus era com ele. Quantos relatos ouvimos de pessoas que nasceram fruto de incesto de estrupo etc., e Deus usou de misericórdia, salvando-as e abençoando-as de maneira especial. Deus cuidou de Ismael, o qual cresceu no deserto de Parã, vindo a ficar famoso como flecheiro; e sua mãe ajudou no casamento dele com umas das suas conterrâneas egípcias (Gn 21.20-21).
7. Em Gn 25.12-16, vemos que Deus é fiel e cumpre suas promessas. Ele cumpriu o que havia prometido, pois Ismael, de fato, gerou doze príncipes e teve uma descendência numerosa na terra. ainda que sejamos infiéis, o nosso Deus permanece fiel (2 Tm 2.13).

Conclusão
Por meio da vida de Ismael, aprendemos que Deus não perverte que ele tem com cada um de nós. Ainda que Ismael tenha nascido devido a um erro de Abraão e de Sar, não teve culpa alguma, então Deus o abençoou também. Deus nunca confundirá o propósito dele quanto à sua vida!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário