sexta-feira, 1 de maio de 2020

Estudo Bíblico 14 - EL BERIT - O Deus de Aliança (Gn 9.13)

Banda El-Berit - Home | Facebook

Introdução
Esse texto bíblico destaca a aliança (ou concerto) que Deus fez com Noé e os seus descendentes. O Deus da Bíblia é também um Deus de Aliança. Ele é "Yahweh-Berit - o Senhor da Aliança", ou "El-Berit - O Deus de Aliança". Uma "aliança" pode ser definida como concerto, pacto, acordo, coligação ou união. Deus estabeleceu aliança com vários dos seus servos ao longo da história sagrada. A Bíblia revela a Aliança Edênica, Aliança Adâmica, a Aliança Noética, a Aliança Abraâmica, a Aliança Mosaica, a Aliança Davídica e a Nova Aliança. Uma aliança pode ser representada por meio de um anel de ouro, usado como símbolo de noivado ou de casamento. Se você olhar para o círculo que uma aliança de ouro forma, verá que não tem começo nem fim. Assim é a nossa aliança com Deus. É uma aliança eterna. Ele mesmo disse: "Com amor eterno Eu te amei; também amável benignidade te atraí" (Jr 31.3b).

O Deus de Aliança nas Escrituras
1. A Primeira aliança mencionada na Bíblia está em Gênesis 6.18, no episódio em que o próprio Deus propôs uma aliança a Noé, dizendo: "Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo". 
2. Em gn 9.9, Deus estende a sua aliança aos descendentes de Noé, dizendo: "E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco, e com a vossa semente depois de vós". Todos os habitantes do planeta Terra desfrutam desta aliança de Deus com Noé!
3. Em Gn 17.2, Deus disse a Abraão: "E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente". O Deus da Bíblia é um Deus de pactos e de santas alianças!
4. Em Êx 2.24, Moisés escreveu que Deus ouviu o gemido do povo e "... lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó". Deus desceu ao Egito para libertar os descendentes de Abraão, a fim de honrar o compromisso que ele assumiu com os patriarcas.
5. Em Êx 19.5, após libertar os descendentes de Abraão, o Deus da aliança firmou o seguinte acordo com Israel: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes as minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentro todos os povos; porque toda terra é minha".
6. Em Êx 24.7, a Bíblia afirma que Moisés "tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo; e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos". Como uma Noiva perante o altar, Israel disse sim ao Noivo Eterno, prometendo ser fiel ao Senhor e obedecê-lo (Is 54.5).
7. Em Dt 7.9, Moisés descreve o caráter do Deus da aliança: "Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus Fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos".
8. No sl 89.3-4, Senhor Deus confirma a sua aliança feita com Davi, dizendo: "Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei a meu servo Davi; a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração". Deus fez uma aliança incondicional com Davi, e fez uma aliança conosco baseada nas misericórdias prometidas a Davi (Is 55.3).
9. Em Jr 32,40, Deus prometeu fazer uma aliança eterna com o seu povo, dizendo: "E farei com eles um concerto eterno, que não se desviará deles, para lhes fazer o bem; e porei o meu temos no seu coração, para que nunca se apartem de mim".
10. Em Mt 26.28, Jesus estabeleceu a Nova Aliança, dizendo: "Isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados".
11. Em 2Co 3.6, o apóstolo Paulo afirmou que Deus "nos fez capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas dos espírito; porque a letra mata, e o espírito vivifica".
12. Em Hebreus 8.6, o escritor da Carta aos Hebreus afirmou a respeito de Jesus: "agora, alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas".

Conclusão
Jesus, nosso Senhor, é o "grande Pastor das ovelhas, pelo sangue do concerto eterno" (Hb 13.20). Toda aliança é marcada e ratificada pela fidelidade entre as partes. Deus sempre faz a sua parte permanecendo fiel à sua aliança. Assim, devemos permanecer fiéis à aliança que fizemos de servir ao Senhor com todo o nosso coração e com toda a nossa alma!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal 


Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário