Introdução
Esse texto sagrado traz a revelação de mais um nome inefável do nosso Deus: o "Deus Altíssimo", que em hebraico significa "El-Elyon". Esse é um dos títulos de mais rara ocorrência no Antigo Testamento. Melquisedeque, um ilustre e misterioso personagem, foi quem abençoou Abrão invocando esse nome divino. A ideia neste nome é que Deus é um Ser supremo que se encontra acima de todas as supostas divindades existentes. Altíssimo significa aquele que é excelso, sublime e supremo. Os estudiosos das línguas originais da Bíblia também chamam a Deus de "Elohim Marom" - "O Deus das alturas" ou "Altíssimo" (Mq 6.6). O Altíssimo é o Deus e sublime. Ele é o Deus insuperável!
A presença do Deus Altíssimo nas Escrituras
1. Melquisedeque era rei de Salém, o nome antigo de Jerusalém. Acredita-se que ele tenha sido o fundador da Jerusalém terrena, enquanto Deus é o Fundador e Arquiteto da Jerusalém celestial (Hb 11.10). Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.18); era rei e sacerdote; portanto, é um tipo de Cristo (Hb 5.5-6).
2. Melquisedeque levou pão e vinho a Abraão, exatamente os elementos que representam o corpo e o sangue de Cristo, e abençoou Abrão dizendo: "Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo..." (Gn 14.19). Abrão reconheceu a autoridade espiritual de Melquisedeque como sacerdote do Deus verdadeiro ao ponto de entregar-lhe o dízimo de tudo.
3. Em Gn 14.22, Abrão assimilou bem a revelação comunicada por Melquisedeque e fez um juramento dizendo: "levantei minha mão ao Senhor, o Deus altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra". Portanto, Abrão reconheceu que "El-Elyon", o Deus Altíssimo de Melquisedeque, é o mesmo Senhor Criador dos céus e da terra que ele conhecia e servia.
4. No Sl 91.1, a bíblia afirma que: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará".
5. Em Is 14.14, o profeta Isaías escreveu que Satanás, movido de inveja pelos tantos louvores entoados ao Altíssimo deixou a soberba entrar no seu coração e, alimentado de seu pensamento vil, fez a declaração mais desastrosa de todo o Universo: "Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo". Essa infeliz declaração do diabo não só decretou a sua derrocada, como também permitiu a entrada do pecado no Universo.
6. Em Is 57.15, El-Elyon, o Deus Altíssimo, apesar de tão sublime e excelso, faz uma das mais lindas declarações da Bíblia: "Porque assim diz o Alto e Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatido e vivifico coração dos contritos". Glória a Deus!
7. Em Dn 4.17, é dito que "o Altíssimo tem o domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles".
8. Em Dn 7.18, Daniel escreve que "os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade".
9. Em Lc 1.32, ao falar do nascimento de Jesus, o anjo Gabriel disse o seguinte a Maria: "Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai".
10. Em Lc 6.35, Jesus Cristo, o Filho do Altíssimo, nos faz a seguinte recomendação: "Amai, pois, os vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus".
Conclusão
O Nome "Altíssimo" é o superlativo de "alto", e significa alguém que é muito alto e elevado. Sendo assim, o Nosso Deus é mais alto e mais sublime do que todas as coisas. Nada está acima dele. Ele é superior a tudo e está acima de tudo e de todos! Glória e honra ao nosso Deus Altíssimo!
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário