Introdução
Esse texto sagrado descreve o momento em que o Anjo do Senhor socorreu mais uma vez Agar no deserto. Agar era uma escrava de Sara, mulher de Abraão; e, certamente a notoriedade de Agar se deve ao seu relacionamento conturbado com a sua senhora, que usou como "barriga de aluguel" para dar um filho a Abraão. Isso, consequentemente, trouxe muitas desavenças ao lar do grande patriarca hebreu. O nome "agar" significa "fuga" ou "fugitiva". Agar é o símbolo da mulher sofredora e desprezada dos nossos dias. O significado de seu nome faz jus à sua fuga em busca de liberdade.
A importância de Agar nas Escrituras
1. Agar tinha origem egípcia e deve ter sido comprada como escrava por Sara no período em que Abraão desceu ao Egito para fugir da fome (Gn 16.1; 12.10-20).
2. Os escravos não tinham outra escolha a não ser obedecerem aos seus senhores. Agar foi envolvida numa situação alheia à sua vontade, quando a sua própria senhora permitiu que sua escrava tivesse um filho com Abraão (Gn 16.3). Às vezes, pessoas nos colocam em situações difíceis, alheias à nossa vontade, e sofremos por causa disso.
3. O erro de Agar foi não permanecer humilde, pois, ao ver que havia concebido, "foi sua senhora desprezada aos seus olhos" (Gn 16.4). Se Agar permanecesse dando a devida honra a Sara, sua senhora, as coisas seriam melhor contornadas. Porém, Agar se deixou envaidecer pela gravidez, talvez achando que iria obter privilégios maiores com Abraão, por lhe dar um filho, o que seria um insulto à sua senhora, que a havia "promovido".
4. Agar pagou pelas consequências desse seu erro, ao ser maltratada e humilhada por sua senhora (Gn 16.6). Há um ditado que diz: "Manda quem pode; obedece quem tem juízo". Nunca ouse desafiar quem o promoveu e quem está acima de você.
5. O significado do nome Agar - "fuga" ou "fugitiva" - é apropriado, visto que sua fuga de sua senhora é um elemento importante em sua história. "E o Anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur" (Gn 17.7). Deus não despreza ninguém; Ele mandou um Anjo encontrar Agar, durante sua fuga, e aconselhá-la a retornar à sua senhora e humilhar-se perante ela, pois, disso dependia a sua vitória. Agar celebrou esse encontro marcante com Deus, invocando o nome do Senhor (Gn 16.13-14).
6. Agar obedeceu à ordem divina, e ganhou tempo até que Ismael nascesse e crescesse no conforto do lar de Abraão (Gn 16.15-16).
7. Há um ditado que diz: "Um dia é da caça; o outro do caçador". Quando Agar ficou grávida de Ismael, desprezou a sua senhora. Porém, agora foi a vez de Sara conceber Isaque, o tão esperado filho da promessa. Então, Sara desprezou sua escrava e ainda exigiu que Abraão a mandasse embora com Ismael (Gn 21.8-14). Abraão ouviu o conselho de Deus, e assim fez para salvar o seu casamento e a boa convivência com sua legítima esposa, Sara.
8. Agar partiu para enfrentar a vida com o seu filho Ismael, adquirindo a sua liberdade, e Deus confirmou o seu cuidado para com ela e com Ismael nos momentos de grandes adversidades no deserto (Gn 21.15-21). A grande herança que Agar recebeu de Abraão foi conhecer o Deus a quem Abraão servia e desfrutar do cuidado paternal daquele que não discrimina ninguém.
Conclusão
Agar representa muitas mulheres que foram vítimas de situações alheias à vontade, mas conseguiram vencer as adversidades, desfrutando do cuidado e da proteção divina.
Fonte: Bíblia do pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário