quinta-feira, 14 de maio de 2020

Estudo Bíblico 26 - As lições espirituais da vida da mulher de Ló (Gn 19.26)

Minha Herança": * "Apenas um olhar - Mulher de Ló"

Introdução
A mulher de Ló, cujo nome não é mencionado na Bíblia, é lembrada por ter sido transformada numa estátua de sal, ao desobedecer à ordem divina de não olhar para trás. Seu exemplo negativo é tão exortador para nós que o próprio Jesus nos advertiu: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lc 17.32).

A importância da mulher de Ló nas Escrituras
1. A mulher de Ló viveu em um ambiente familiar que privilegiava apenas as coisas materiais (Gn 13.5-7).
2. a mulher de Ló enquanto vivia na companhia de Abraão e Sara deve ter sido influenciada pelas experiências espirituais de Abraão e Sara com Deus. Porém, quando passou a habitar no ambiente mundano e corrupto de Sodoma e Gomorra, provavelmente perdeu todo o resquício de temor de Deus que ainda restava em seu coração (Gn 13.11-13).
3. Ló e sua família já haviam sido advertidos dos perigos de Sodoma e Gomorra desde quando foram levados cativos; e, se não fosse por Abraão, que mais uma vez os socorreu, certamente teriam perecido na ocasião (Gn 14.12-15). Aquela era a hora de eles terem abandonado aquele lugar hostil e voltado para perto de Abraão.
4. Ao continuarem morando no meio da sociedade hostil e imoral de Sodoma, a mulher de Ló foi se acostumando com o pecado, pois parece que o que importava er o conforto material que Sodoma lhe proporcionava (Gn 18.16-21).
5. O coração de Ló e o de sua família estavam tão apegados ao ambiente de Sodoma que os anjos tiveram trabalho para convencerem-nos a sair de lá (Gn 19.15-18). Precisou o anjo puxá-los pela mão e quase tirá-los à força daquele lugar pecaminoso prestes a ser destruído.
6. A ordem do anjo - "não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças" (Gn 19.17) - foi desobedecida pela mulher de Ló; por isso, a mesma foi transformada numa estátua de sal (Gn 19.26).
7. A frase "olhou para trás", em hebraico, significa literalmente "demorou-se", indicando que os desejos dela, relativos ao conforto perdido, eram bem mais fortes do que seu interesse pela salvação gratuitamente oferecida pelo Senhor. Ou seja, o corpo da mulher de Ló havia sido tirado de Sodoma; porém, o seu coração ainda estava lá.
8. A mulher de Ló foi tomada pelo Senhor Jesus como exemplo para advertir-nos quanto à época da Sua volta. O fato de ela ser a única mulher que a Palavra de Deus manda que nos lembremos adverte-nos para não repetirmos os mesmo erros dela (Lc 17.32).

Conclusão
Lembrar-se da mulher de Ló significa que as lições espirituais extraídas a partir do exemplo dela alertam-nos sobre a necessidade de focarmos o nosso olhar unicamente em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário