Introdução
Esse texto sagrado narra o momento em que Rebeca foi abençoada pelos seus parentes antes de ir ao encontro de Isaque. É importante estudar e aprender com os erros e acertos de cada personagem da Bíblia. rebeca casou com Isaque, filho de Abraão. O nome dela significa "sedutora", "cativante", e "armadilha". Rebeca era uma mulher trabalhadora, voluntariosa, dominadora e decidida. Sua história de vida nos traz lições espirituais importantes para o nosso crescimento espiritual.
A importância de Rebeca nas Escrituras
1. Rebeca na Bíblia é vista como o símbolo da noiva perfeita. Logo após Isaque ter sido oferecido figuradamente em sacrifício no monte Moriá, por seu pai Abraão, imediatamente é mencionado o nascimento de Rebeca: "Betuel gerou Rebeca". (Gn 22.23). Logo após Cristo ter sido oferecido no Calvário como sacrifício perfeito ao Pai, por causa dos nossos pecados, a Igreja nasceu (Mt 16.18; At 2.1-4).
2. Rebeca foi buscada numa terra distante para ser a esposa de Isaque, por ordem de Abraão (Gn 24.4). A igreja também será buscada de um lugar distante (na terra) para ser a esposa de Cristo (no céu) por ordem do Pai (1Ts 4.16).
3. Em Gn 24. 16, é dito que "a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido..." A virgindade de Rebeca é o símbolo da "virgindade espiritual" da Igreja que será apresentada como esposa a Cristo (2Co 11.2).
4. rebeca era tão trabalhadora e voluntariosa que tirou água do poço para dez camelos beberem (Gn 24. 17.22). Se considerarmos que cada camelo bebe cerca de 100 litros de água, Rebeca tirou o equivalente a uma caixa de mil litros de água para os camelos beberem.
5. Rebeca recebeu vários presentes do mordomo de Abraão após o trabalho realizado (Gn 24.22). A Igreja receberá a recompensa por todo trabalho realizado em prol da obra de Deus (1 Co 15.58).
6. Em Gn 24.58, a Palavra de Deus diz: " E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei". ao aceitar acompanhar o mordomo de Abraão até Isaque, Rebeca se mostrou uma mulher decidida. Assim como o mordomo de Abraão guiou Rebeca até Isaque (Gn 24.61-67), o Espírito Santo guiará a Igreja até Cristo (Rm 8.14).
7. Os vários significados do nome Rebeca, "cativante", "sedutora" e "armadilha", parecem bem apropriados, pois ela não somente cativou o coração tímido de Isaque, como lhe proporcionou muita alegria conjugal (Gn 24. 67; 26.8).
8. Apesar de possuir muitas virtudes, o ser humano também possui muitas fraquezas e deformidades no seu caráter. A fraqueza de Rebeca foi deixar de confiar no propósito que o próprio Deus já havia lhe revelado acerca de seu filho mais novo, Jacó, fazendo prevalecer o terceiro significado de seu nome, ao preparar uma "armadilha" para enganar o seu próprio marido, no episódio da bênção patriarcal dada a Jacó, em detrimento de Esaú (Gn 27.5-23). Deus não precisa de "jeitinho" humano para ajudá-lo a fazer as coisas. Entretanto, aquela mulher tão decidida e atraente permaneceu fiel ao seu marido até o fim, e apropriadamente descansou ao lado de seu esposo, Isaque, em ditosa velhice (Gn 49.31).
Conclusão
A história de Rebeca é muito rica em lições espirituais para o nosso crescimento. Ainda existem vários pontos importantes em sua história que podem ser melhor estudados e pesquisados. Entretanto, as lições espirituais da vida de Rebeca aqui apresentadas são suficientes para nos fazer refletir sobre a nossa maneira de viver, de modo a evitar seus erros e a imitar seus acertos.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira