OS ANJOS SÃO SERES criados e imortais que desempenham papéis significativos no plano de Deus para a humanidade (veja Sl 148.2,5; Lc 20:36, Ef 3.10; Cl 1:16). Provavelmente em momentos cruciais na história espiritual do mundo, os anjos de Deus são mensageiros espirituais enviados para ministrar aos fiéis (veja Hb 1:14). Como os anjos são seres espirituais, pode ser que eles sejam visíveis para os animais porém são normalmente invisíveis aos humanos (veja Nm 22:22-27). Quando os anjos por acaso aparecem para humanos, eles assumem uma forma humana e podem encorajar algum tipo de ação (veja Gn 21:18; Jz 6:14; Mt 2:13; At 8:26; 12:7). Em outros momentos, Deus envia seus anjos para proteger o seu povo (veja Sl 34:7; Dn 3:21; 6:22). Anjos também são enviados para consolar ou compartilhar uma mensagem especial da parte de Deus (veja Mt 1:20; Lc 2:10-11: At 27:24). Os anjos de Deus retornarão com Jesus Cristo em sua segunda vinda para estabelecer o reino do Messias (veja Mt 16:27).
No entanto, algumas dessas criaturas espirituais escolheram juntar-se a Satanás e rebelar-se contra Deus. Esses anjos caídos carregam o mesmo ódio, fúria, orgulho e cobiça que motivou Satanás a exaltar-se acima de Deus (veja 14:13-14). Chamado de "Lúcifer" em Isaías, que significa "filho da manhã" (Is 14:12), Satanás deixou o céu para "rodear a terra" (Jó 2:2) com aqueles anjos que decidiram juntar-se à sua rebelião. Muitos estudiosos também acreditam que o título em Ezequiel "Rei de Tiro" (Ez 29:12) refere-se a Satanás quando Ezequiel descreveu esse governante como "querubim ungido... Tu eras perfeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ez 28:14-15).
As Escrituras enfatizam bastante o papel de Satanás e seus agentes. O livro de Jó descreve a cena de Satanás aparecendo diante do trono de Deus para acusar Jó de uma adoração egocêntrica a Deus (veja Jó 1:6). Zacarias profetizou sobre a resistência de Satanás contra o sumo sacerdote Josué e o anjo do Senhor (veja Zc 3:1). Paulo adverte que Satanás normalmente aparece como um "anjo de luz" (2Co 11:14) para enganar até os fiéis. O próprio Jesus foi tentado por Satanás mas não pecou (veja Mt 12:24-28). Satanás pode até usar pessoas bem intencionadas para dar prosseguimento aos seus planos (veja Mt 16:22-23; Ap 2:9,13: 3:9).
O livro de Apocalipse fornece informação adicional sobre o envolvimento de Satanás nos últimos dias. Nesse momento, os anjos de Satanás tentarão as nações para que resistam a Deus (veja Ap 16:14). Devido à sua crescente rebelião, Satanás e seus anhos não terão acesso ao céu, sendo impedidos pelo arcanjo Miguel e os anjos do Senhor (veja Ap 12:7-9). Em retaliação, Satanás tentará destruir os justos durante a perigosa última metade da grande tribulação. Deus intervirá sobrenaturalmente para proteger o seu povo, e Satanás será derrotado por Cristo Jesus na Batalha do Armagedom e será lançado no abismo (veja Ap 20:2).
Entretanto, esse aprisionamento não é definitivo. Quando Satanás for liberado de sua prisão milenar, ele terá a permissão de tentar a humanidade pela última vez. Aqueles que escolherem juntar-se a Satanás e seus anjos, em uma última tentativa de subverter o domínio de Cristo, serão destruídos. Eles enfrentarão um julgamento final por sua rebelião (veja Jd 6) e serão lançados no "fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25:41); veja Ap 20:10-15). Jesus Cristo destruirá Satanás por causa de sua oposição eterna ao reino de Deus. Daquele momento em diante, não haverá mais a possibilidade de pecado ou tentação no universo. A santidade e a justiça de nosso Senhor Jesus Cristo cobrirão a terra, assim como as águas cobrem o mar.
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário