Introdução
Esse texto sagrado revela a idade com que os levitas, filhos de Coate, deveriam começar à trabalhar no transporte do tabernáculo. O número 30 é símbolo da maturidade humana e nos traz muitas lições espirituais importantes. José se apresentou a Faraó para governar o Egito com 30 anos de idade (Gn 41.46); Davi, o maior rei de Israel iniciou o seu reinado com 30 anos de idade; e Jesus Cristo, o Rei dos reis, iniciou o seu ministério aos 30 anos de idade. No Brasil, é considerado jovem todo o cidadão entre 15 e 29 anos. Logo, são considerados jovens o adolescente entre 14 e 17 anos, o jovem entre 18 e 24 anos, e o adulto entre 25 a 29 anos. Porém, quando o homem completa 30 anos, ele passa a ter mais responsabilidade e mais maturidade.
A importância do número 30 nas Escrituras
1. Jacó, depois de ter atingido a maturidade, separou 30 camelas de leite como presente ao seu irmão Esaú, para reparar suas faltas (Gn 32.15).
2. Em Gn 41.46, é dito que "José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó, rei do Egito. E saiu José da face de Faraó e passou por toda a terra do Egito".
3. Em Nm 4.3, Moisés escreveu que os sacerdotes entravam para o ministério das coisas sagradas da tenda da congregação com 30 anos de idade.
4. Em 2Sm 5.4, o escritor sagrado afirma que "da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou".A chamada de Ezequiel também se deu no 30° ano (Ez 1.1).
5. Davi tinha 30 valentes bem-treinados e preparados, que vinham por milhares de soldados (2Sm 23.23).
6. Em Mc 4.20, Jesus disse que o praticante da Palavra de Deus começa a frutificar na proporção de 30 por 1 até atingir os 100%.
7. Em Lc 3.23, Lucas escreveu que Jesus iniciou o seu ministério com 30 anos de idade. E Jesus foi vendido por 30 moedas de prata (Mt 26.15).
8. A maturidade cristã pode ser definida como o amadurecimento moral, emocional e espiritual do discípulo de Cristo. Em Lc 22.31-32, Jesus revelou a Pedro que a maturidade deste só aconteceria quando ele se convertesse de verdade.
9. Em 1Co 13.11, Paulo aludiu ao processo de amadurecimento cristão, dizendo: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".
10. Em Ef 4.13, Paulo revela o pleno significado da maturidade cristã: "Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo".
Conclusão
O número 30 nos ensina lições preciosas sobre a maturidade moral, emocional e espiritual ao ser humano e nos impulsiona a buscar o desenvolvimento de nossa salvação no temor do Senhor (Fp 2.12).
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário