Autor: Ezequiel
Tema: Deus participa ativamente dos eventos da história da humanidade
Data da escrita: 571 a.C.
Esboço de Ezequiel:
I. O chamado de Ezequiel e a divina missão (1:1-3:27)
II. Condições pecaminosas e o juízo prometido (4:1-19:14)
III. O julgamento final completo (20:1-24:27)
IV. O julgamento contra as nações estrangeiras (25:1-32:32)
V. A esperança de restauração (33:1-39:29)
VI. A restauração e Renovação (40:1-48:35)
ESSE LIVRO LEVA O nome do profeta Ezequiel, cujo nome significa "Deus é forte". Nascido em uma família sacerdotal que servia no templo, Ezequiel testemunhou a impiedade de seu povo e esteve entre os cativos levados por Nabucodonosor para o exílio babilônico em 597 a.C. Enquanto estava na Babilônia, Ezequiel recebeu o chamado de Deus para o ministério profético (veja 1:1) e compartilhava com os seus companheiros exilados a mensagem de Deus me relação ao destino de Israel. O livro de Ezequiel contém mais datas do que qualquer outro relato bíblico, indicando que suas mensagens forma proferidas entre 593-571 a.C. A tradição judaica sugere que Ezequiel, o guardião do julgamento de Deus, morreu durante o cativeiro na Babilônia.
Mais da metade desse importante livro profético contém promessas sobre o futuro de Israel. Durante o início de seu ministério, Ezequiel proclamou a mesma mensagem que Jeremias - a impiedade e a idolatria que prevaleciam em Jerusalém, mesmo depois da conquista inicial da Babilônia, acabariam levando a cidade ao abandono por parte de Deus e à sua destruição. Os primeiros vinte e quatro capítulos de Ezequiel refletem esse tema.
Depois que a notícia chegou à Babilônia de que Jerusalém fora realmente destruída, as palavras de Ezequiel tornaram-se uma mensagem de esperança e restauração. Ezequiel profetizou que Deus, o grande Pastor, juntaria os exilados dos confins da terra e os estabeleceria em sua própria terra para sempre. As nações gentias que ousassem dificultar a volta de Israel à terra prometida enfrentariam a derrota e o julgamento de Deus. Além do mais, Ezequiel recebeu uma visão do templo milenar que será estabelecido pelo Messias para Israel o use em sua futura adoração.
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário