quarta-feira, 12 de maio de 2021

Estudo Bíblico 115 - Lições Espirituais da Vida de Aser (Nm 1.40)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca a contagem dos soldados israelitas pertencentes à tribo de Aser. Aser é o oitavo filho de Jacó, e sua história nos ensina lições muito importantes. O nome "Aser" significa "felicidade". Este significado maravilhoso do nome "Aser" condiz com as promessas de bênçãos e prosperidade proferidas sobre ele e seus descendentes (Gn 49.20; Dt 33.24-25). Assim como tantos outros filhos de Jacó, Aser não teve um destaque tão grande quanto José ou Judá, porém seus descendentes se destacaram entre as tribos de Israel. Vejamos como.

A importância de Aser nas Escrituras
1. Em Gn 49.20, ao abençoar cada um dos seus filhos, Jacó proferiu uma bênção sucinta sobre Aser, porém muito eficaz: "De Aser, o seu pão será abundante e ele dará delícias reais". Jacó previu que Aser desfrutaria de uma vida de fartura e se tornaria um grande contribuinte da fazenda real.
2. Em Dt 33.24, Moisés abençoou também a Tribo de Aser, dizendo: "De Aser disse: Bendito seja Aser com seus filhos, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o seu pé". Aqui, Moisés declarou todos os descendentes de Aser como benditos e plenamente abençoados da cabeça aos pés!
3. Em Dt 33.25, Moisés ampliou ainda a bênção de Aser, dizendo: "O ferro e o metal será o teu calçado; e a tua força será como os teus dias". Aqui, Moisés previu proteção, paz e segurança para Aser.
4. Em Jz 1.31-32, é dito que Aser não expulsou os cananeus, preferindo conviver pacificamente no meio deles. Não podemos ser omissos e muito menos coniventes com o inimigo de nossa alma nem com o pecado (2Co 6.14-15).
5. Em Jz 5.17, a profetisa e juíza Débora também reclamou da omissão de Aser no enfrentamento dos inimigos, dizendo: "Aser se assentou nos portos do mar e ficou nas suas ruínas". Não podemos repousar diante dos grandes desafios que temos à nossa frente. Em Mq 2.10, está escrito: "Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso."
6. Em Jz 6.35, a Bíblia afirma que Aser atendeu à convocação de Gideão para pelejarem contra os midianitas. Aser aprendeu a lição e mostrou prontidão para a batalha!
7. Em 1Cr 12.36, o escritor sagrado afirma que "de Aser, dos que saíam para o exército, para ordenarem a batalha, quarenta mil". Portanto, havia homens capacitados da tribo de Aser e prontos para a batalha.
8. Em 2Cr 30.11, é dito que "todavia, alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom se humilharam e vieram a Jerusalém". Portanto, na tribo de Aser, havia também homens quebrantados espiritualmente que participaram do avivamento nos dias do rei Ezequiel.
9. O nome "Aser" significa "felicidade". No Sl 84.12, o salmista diz: "Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança".
10. No Sl 128.1-2, o salmista escreveu: "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás, e te irá bem".

Conclusão
    A história de Aser nos ensina lições preciosíssimas sobre a responsabilidade que temos para com a obra de Deus, priorizando o Senhor em nossa vida, sabendo que a nossa prosperidade não pode distrais-nos nem nos acomodar diante dos grandes desafios missionários que temos. A verdadeira felicidade está em temermos ao Senhor e andarmos nos seus caminhos!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário