Introdução
Essas duas trombetas de prata que o Senhor ordenou que Moisés fizesse serviram para duas principais convocações: a convocação para um ajuntamento solene e a convocação para a partida do arraial do povo de Deus. A primeira trombeta poderia ser designada profeticamente de "trombeta do avivamento", e a segunda trombeta poderia ser designada profeticamente de "trombeta do arrebatamento".
I. A Trombeta do Avivamento
1. As duas trombetas de prata deveriam ser tocadas no ajuntamento solene do povo de Israel, bem como nas suas festividades (Nm 10.10). E, nesses dias de ajuntamento espiritual, o Senhor se lembraria do seu povo para abençoá-lo.
2. No Sl 81.3, o salmista disse: "Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, no tempo marcado para a nossa solenidade".
3. O profeta Joel mencionou o toque da trombeta do avivamento, quando disse: "Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição. Congregai o povo, santificai a congregação..." (Jl 2.15-16).
4. Antes do toque da trombeta do arrebatamento, o Senhor ordena o toque da trombeta do avivamento, pois, antes dos sinais que indicam o grande dia da sua volta, Ele promete um grande derramamento do seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2.28-32).
5. O profeta Isaías falou também do toque de uma grande trombeta, convocando o povo de Deus dispersos para o adorar em Jerusalém (Is 27.13).
II. A Trombeta do Arrebatamento
1. O segundo grande objetivo das trombetas de prata era convocar o povo para sair do arraial, a fim de marchar rumo à Terra Prometida (Nm 10.5-6).
2. O grande objetivo da trombeta do arrebatamento é convocar os salvos espalhados pelos quatro cantos da terra para partir ao encontro do Senhor nos ares (Mt 24.31).
3. O profeta Joel também falou da trombeta do arrebatamento, ao dizer: "Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto" (Jl 2.1).
4. O profeta Sofonias afirma que o dia do Senhor é "um dia de trombeta e de alarido" (Sf 1.16).
5. O apóstolo Paulo afirma que "a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados "(1Co 15.52).
Conclusão
Precisamos estar preparados, "porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1Ts 4.16-17).
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário