sexta-feira, 1 de outubro de 2021

A visão das Setenta Semanas

 




    A VISÃO DE DANIEL de setenta semanas contém um breve esboço da história futura do mundo (veja 9.24-27). O profeta Jeremias tinha declarado que o cativeiro de Israel na Babilônia duraria setenta anos (veja Jr 25.11). Daniel estava ciente da previsão de Jeremias e percebeu em 538 a.C. que os setenta anos de cativeiro babilônico de Israel estavam prestes a terminar. Daniel pediu a Deus para mostrar-lhe o que aconteceria aos judeus após o seu cativeiro. Deus respondeu, dando a Daniel esta visão surpreendente que predizia a rejeição de Israel do seu Messias prometido e a ascensão de um governante injusto que iria aliar-se a Israel nos últimos dias.
    
A Duração de Um Ano
    Um fator importante, mas muitas vezes ignorado na determinação da cronologia da profecia é a determinação da duração de um ano. Nosso ano solar de 365, 25 dias era desconhecido nas civilizações antigas. Os antigos judeus seguiam o ano lunar-solar caldeu. Esse método de marcar tempo reconhecia quatro estações completas e doze meses lunares de 30 dias totalizavam 360 dias ou um ano em registros judaicos antigos.
    Abraão seguiu esse método de marcação dos anos quando migrou de Ur para Canaã. A Bíblia confirma também o uso do mês de 30 dias no registro do dilúvio. Noé e sua família foram trancafiados na arca no décimo sétimo dia do segundo mês e não desembarcaram na montanha até cinco meses mais tarde no décimo sétimo dia do sétimo mês. As Escrituras dizem que o tempo decorrido foi um total de 150 dias, indicando que cada mês continha 30 dias (veeja Gn 7.11; 7.24; 8.3-4). No livro de Apocalipse, João indicou que a última metade da grande tribulação duraria 1260 dias (veja Ap 12.6). Esse período também corresponde ao "tempo, e tempos, e meio tempo" (Ap 12.14) e os "quarenta e dois meses" (Ap 13.5) - todas as referências sugerem três anos e meio bíblicos de 360 dias.

Os anos da Profecia de Daniel
    Para entender melhor o tempo envolvido no cumprimento da profecia de Daniel, precisamos lembrar de usar o ano bíblico de 360 dias. Observe que a profecia de Daniel começou com as palavras "desde a saída da ordem do restaurar e construir Jerusalém" (9.25). O comando para restaurar Jerusalém foi emitido pelo rei Artaxerxes da Pérsia, no vigésimo ano de seu reinado, durante o mês de Nisã (veja Ne 2.1). Assim, a data de início para a profecia de Daniel corresponde a 445 a.C.
    A maioria dos estudiosos concorda que a visão das semanas de Daniel descreve a passagem dos anos; uma semana é equivalente a sete anos. Assim, sete anos bíblicos são equivalentes a 2.520 dias. Conhecer esses fundamentos faz com que o cálculo do restante da profecia de Daniel seja bastante simples, já que Daniel divide sua profecia em seções diferentes.

Fonte: Bíblia Jeffrey de Estudos
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário