terça-feira, 5 de outubro de 2021

Estudo Bíblico 120 - As lições Espirituais das Nuvens (Nm 9.16-17)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca a glória de Deus manifestada na nuvem. Cientificamente falando, as nuvens são formandas por partículas de água muito pequenas, mantidas em suspensão pelos movimentos verticais do ar. Porém, nas Escrituras, as "nuvens" são símbolos da glória de Deus. A nuvem era um emblema visível na presença de Deus no meio do seu povo. E, nesse texto sagrado, vemos como uma nuvem de glória orientava e guiava o povo de Deus no deserto.

A importância das nuvens nas Escrituras
1. Em Êx 13.21, é dito que o Senhor ia adiante do povo, de dia, numa coluna de nuvem. E, em Êx 16.10, vemos que os israelitas olharam para o deserto, e a glória do Senhor apareceu numa nuvem.
2. Em Êx 24.15-16,18, Moisés escreveu que a nuvem da glória divina cobriu o monte por seis dias, e Deus chamou Moisés do meio da nuvem. Moisés entrou pelo meio da nuvem da glória divina e, lá permaneceu por 40 dias e 40 noites.
3. Em Êx 33.9-10, lemos que a coluna de nuvem se punha à porta da tenda da congregação, e Deus falava do meio da nuvem com Moisés. à vista de todo o povo.
4.Em Êx 40.34-35, as Escrituras afirmam que a nuvem cobria a tenda da congregação, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. A nuvem da glória divina orientava o povo, indicando qual a hora de partir e qual a hora de acampar (Êx 40.36-38).
5. Em Jó 26.9, o patriarca Jó afirma que o Senhor "encobre a face do seu trono e sobre ela estende a sua nuvem".
6. No Sl 78.14, o salmista diz que o Senhor guiou o povo, de dia, "com uma nuvem" e, durante a noite, com "um clarão de fogo".
7. Em Is 19.1, o profeta Isaías afirma que "o Senhor vem cavalgando em uma nuvem ligeira". E, em Ez 10.4, o profeta Ezequiel contemplou o "resplendor da glória do Senhor" enchendo a casa (o templo) como uma nuvem.
8. Em Mt 17.5, Mateu registrou que, por ocasião da transfiguração no monte, uma nuvem envolveu Jesus, e, da nuvem, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o".
9. Em Lc 21.27, o próprio Jesus disse que o filho do Homem voltará numa nuvem com poder e grande glória. Por ocasião de sua ascensão aos céus, uma nuvem encobriu Jesus, e Ele foi elevado às alturas (At 1.9).
10. Em Ap 14.14-16, João contemplou o Filho do homem sentado numa nuvem branca e vindo para ceifar a terra.

Conclusão
    As nuvens são muito importantes para os homens; elas funcionam como uma espécie de filtro, pois nelas a água que evapora é devolvida para os homens em forma de chuva, além de representarem a manifestação visível da presença de Deus! em Ap 1.7, João escreveu sobre Jesus: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..."

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira  



Nenhum comentário:

Postar um comentário