segunda-feira, 27 de abril de 2020

Estudo Bíblico 10 - Lições Espirituais da vida de Matusalém (Gn 5.27)

         
Quem foi matusalém ? → História de Matusalém - Estudo e História

Introdução
Esse texto bíblico descreve a trajetória da longa vida Matusalém. Ele entrou para a história como o homem que mais viveu dentre todos os mortais desa terra. Curiosamente, Matusalém, o homem que mais viveu,era filho de Enoque, o homem que nunca morreu. Seu nome, "Matusalém", significa "homem da arma" ou "homem guerreiro", e condiz com sua longa vida de batalhador e vencedor.

A importância de Matusalém nas Escrituras
1. Matusalém viveu 969 anos (Gn 5.27). Com todos esses anos vividos, Matusalém se tornou símbolo da longevidade humana. As pessoas costumam brincar sobre quem vive muitos anos, dizendo: "Fulano parece parente de Matusalém!"
2. Apesar de muitos anos vividos, na Bíblia não são tecidos muitos comentários sobre qualquer virtude ou proeza deste grande baluarte da longevidade chamado Matusalém, apenas sobre sua prodigiosa vida longa (Gn 5.22-23).
3. Mesmo tendo vivido 969 anos, matusalém não viveu sequer um "Dia de Deus", equivale a 1000 anos! (2 Pe 3.8).
4. Em Jó 36.26, está escrito: "Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode calcular".
5. No Sl 90.4, está escrito: "Porque mil anos são os teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite".
6. De acordo com Moisés, a nossa idade foi reduzida para cerca de 10% dos anos de vida que Matusalém viveu,dizendo: "A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos" (Sl 90.10).
7. No sl 103.1-5, o salmista agradece ao Senhor pela bênção da longevidade, dizendo: "Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia".

Conclusão
Os conselhos e as orientações da Palavra de Deus são eficazes para os termos uma vida longa na terra. "Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida" (Pv 4.10)

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário