Introdução
Esse texto sagrado revela o momento especial em que Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida. O homem é a obra-prima de Deus. O homem não é um produto da evolução, e sim a coroa da criação divina, e foi formado para a glória de Deus.
Formado do pó da terra
1. Deus escolheu o pó da terra como matéria-prima para formar o homem (Gn 2.7). Sendo feito do pó da terra, o homem não tem o que se gloriar, a não ser no Senhor que o criou (Jr 9.23-24).
2. Em Gn 18.27, Abraão, o nosso pai na fé foi o primeiro homem a reconhecer que é pó e cinza, dizendo: "Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza".
3. A vantagem de ser formado por Deus do pó da terra é que o Senhor "conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó" (Sl 103.14; e, por isso, pode compadecer-se de nós, assim "como um pai se compadece de seus filhos" (Sl 103.13).
4. No Sl 113.7-8, o salmista afirma que Deus "levanta do pó o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes sim, com os príncipes do seu povo".
5. Em Is 64.8, o profeta escreveu dizendo: "Mas, agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso Oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos".
6. Mesmo o homem tendo sido feito do pó da terra, Deus amou de maneira tão grande e inexplicável o ser humano (Jo 3.16), que nos confiou um grande "tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós" (2 Co 4.7).
Conclusão
Segundo estudiosos, existem mais de 300 espécies de barro. Entretanto, Deus fez o homem de um barro especial, de modo que o Oleiro divino pode manuseá-lo bem e refazer novamente o vaso que foi quebrado pelo pecado, criando um "novo homem" (Ef 4.24), uma "nova criatura" (2 Co 5.17).
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário