Introdução
Esse texto sagrado destaca a vida deste singular personagem bíblico chamado Enoque, que entrou para a história como o homem que foi transladado para o céu, sem precisar passar pela morte. É o simbolo dos crentes salvos que serão arrebatados vivos para o céu por ocasião da vinda do Senhor Jesus Cristo. Seu nome "Enoque" significa "dedicado" e "consagrado", muito condizente com a sua vida dedicada e consagrada ao Senhor.
A importância de Enoque nas Escrituras
1. Na verdade, o grande contraste existente entre a linhagem ímpia de Caim e a linhagem piedosa de Sete é muito bem mostrado na história de dois personagens, retratados nos capítulos 4.17; 5.18-24).
2. O Enoque, filho de Caim, foi um dos progenitores da sociedade pagã, formada no período antediluviano (Gn 4.17-24). Porém, o enoque filho de Jarede e da linhagem de Sete, viveu uma vida dedicada diariamente ao Senhor e andava na companhia do próprio Deus (Gn 5.24).
3. Enoque viveu 365 anos andando com Deus (Gn 5.23-24). Se tomarmos os 365 anos de Enoque como símbolo dos 365 dias de cada ano, devemos andar com Deus os 365 dias de cada ano de nossa vida!
4. Enoque foi bisavô de Noé. Não é a toa que a Bíblia descreve Noé seguindo os mesmo passos de seu bisavô Enoque, dizendo: "Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus (Gn 6.9).
5. No Sl 112.2, está escrito: "A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada." O legado deixado por enoque à sua descendência foi um legado de compromisso e consagração ao Senhor, daí razão dos seus descendentes serem uma bênção na terra.!
6. Em Hb 11.5, o escritor sagrado cita Enoque com destaque na galeria dos heróis da fé, mencionando a sua transladação para o céu, sem passar pela morte, e afirmando que enoque obteve testemunho de haver agradado a Deus.
7. Enoque também é citado no Novo Testamento como o primeiro a profetizar acerca da vinda do Senhor com os seus milhares de santos (Jd 14).
Conclusão
O grande exemplo de piedade e o testemunho de vida deixado por Enoque serviram para produzir uma geração justa e compromissada com Deus, a qual preservou a espécie humana de sua aniquilação total, por meio de Noé e de seus filhos (Gn 7.1).
Fonte: Bíblia Sagrada do Pregador
Publicado por Ana Oliveira
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário