quarta-feira, 15 de abril de 2020

Estudo Bíblico 4 - As lições Espirituais da vida de Eva (Gn 3.20)

Quem foi Eva? Conheça a Biografia de Eva

Introdução
Esse texto sagrado revela o nome da matriarca da humanidade. Podemos aprender lições espirituais muito importantes acerca da vida de nossa primeira mãe humana. O nome "Eva" significa "vida"; ela foi mãe de todos os viventes. Eva é a matriz original de todas as mulheres. Assim, de certa forma, as mulheres herdaram muitas coisas, tanto as negativas como as positivas, de sua matriarca. E, em um certo grau menor, os homens herdaram também muitas características da natureza humana de sua primeira ancestral. Vejamos:

A importância de Eva nas Escrituras
1. Eva foi criada para ser a companheira auxiliadora de Adão (Gn 2.18).
2. Eva foi criada da costela do homem, para que o homem compreendesse que a mulher é parte dele e, por isso, deve ser amada e valorizada (Gn 2.21-23).
3. Eva foi criada para ter intimidade com Adão, e eles completarem efetivamente um ao outro (Gn 2.24-25).
4. Eva errou ao distrair-se dando ouvidos à serpente (Gn 3.1-5). A mulher não pode distrair-se com coisas duvidosas que a induzem ao erro.
5. Eva foi dominada pela concupiscência da carne: "E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer..." (Gn 3.6a). Paulo disse: "E não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" (Rm 13.14).
6. Eva foi dominada pela concupiscência dos olhos, quando viu que a árvore era "agradável aos olhos..." (Gn 3.6). João disse: "Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo" (1 Jo 2.16).
7. Eva foi dominada pela soberba da vida: "... e árvore desejável para dar entendimento" (Gn 3.6). A serpente havia seduzido Eva quanto ao fruto que Deus lhes havia proibido comer: "Porque Deus sabe que , no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3.5). Eva acreditou nesta mentira de Satanás, ao pensar que poderia ser como Deus, a mesma soberba demonstrada por Lúcifer (Is 14.11-15). Em Provérbios 16.18, Salomão afirmou que: "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda."
8. Eva passou a sofrer duras consequências dos eu pecado (Gn 3.16). Sofrimento na gravidez, seu desejo seria submisso ao do marido, e o homem exerceria o seu governo sobre a mulher: "E chamou Adão o nome de sua mulher Eva..." (Gn 3.20). Quem dava o nome à pessoa, passava a exercer domínio sobre ela.
9. Eva passou a ser lembrada pelo resto da vida por causa de seu pecado: "E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" (1 Tm 2.14). Aqui, Paulo não estava culpando exclusivamente a mulher pelo pecado; estava apenas reproduzindo um conceito teológico vigente naquela época.
10. Deus, por sua misericórdia, não desistiu de Eva, e prometeu-lhe a redenção de todos nós, ao determinar que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Deus cumpriu esta promessa por meio de Cristo (Gl 4.4-5; Rm 16.20).

Conclusão
As lições espirituais dos personagens bíblicos nos alertam, consolam e dão a esperança de redenção, mesmo quando fracassamos, Deus não nos programou para não errarmos, mas espera que não continuemos no erro. "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acimar do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que possais suportar" (1 Co 10.13).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário