terça-feira, 28 de abril de 2020

Estudo Bíblico 11 - Lições Espirituais da vida de Noé (Gn 6.8)

Lições Da Vida De Noé | Esboço de sermão, Lição, Sermão

Introdução
Esse texto bíblico destaca a forma como Noé alcançou graça diante do Senhor. Noé entrou para a história como o fundador de uma nova humanidade. Toda raça humana havia sido eliminada poe uma terrível catástrofe universal chamada Dilúvio, com exceção dele e de sua família. Coube a Noé o título de progenitor da nova raça humana que sobreviveu ao Dilúvio Universal. Seu nome "Noé" significa "repouso", "consolo", "descanso", o que condiz com sua história dramática de sobrevivência, ao tornar-se um "consolo" para toda espécie sobrevivente na terra.

A importância de Noé nas Escrituras
1. Noé viveu no meio de uma civilização pagã que estava prestes a ser exterminada da terra (Gn 6.7), porque a maldade humana havia enchido a medida de Deus (Gn 6.5-6).
2. Em Gn 6.8, a Bíblia deixa bem claro que Noé era a única exceção disso: "Noé, porém, achou graça ao olhos do Senhor" (Gn 6.8). Não significa que Noé fosse perfeito, e sim que Deus viu algo especial nele que o diferenciava de todos os seus contemporâneos.
3. Em Gn 6.9, está escrito: "Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus".
4. Em Gn 6.22, a Bíblia celebra a obediência de Noé, dizendo: "Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez". O projeto de construção da Arca da Salvação, ordenado por Deus, havia sido plenamente executado por Noé.
5. Em Gn 7.1, Deus confirma a diferença que noé fazia no meio da sua geração, dizendo: "entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração".
6. Em Gn 8.20, a Bíblia revela a dedicação de Noé ao Senhor, ao prestar um culto de adoração ao Senhor, edificando-lhe um altar em gratidão por tão grande salvação, e o Senhor aceitou e aprovou o seu sacrifício (Gn 8.20-22).
7. Em Gn 9.1, Noé e sua família recebe a bênção da frutificação e da multiplicação, para celebrar um novo recomeço para a humanidade: "Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra".
8. Em Gn 9.8-17, Deus celebra uma aliança perpétua com Noé e seus descendentes, utilizando o arco colorido que aparece nas nuvens como um símbolo universal daquela aliança. 
9. Em gn 9.20-23, a Bíblia não oculta os erros de Noé, apenas revela que, embora fosse o fundador de uma nova humanidade, continuava ainda pecador, tanto quanto seu antepassado Adão. Tal fato apenas reforça que Noé possuía algumas virtudes importantes, porém, isso não era suficiente para torná-lo merecedor de tão grande salvação. O mérito foi da graça do Senhor, e não de Noé (Gn 6.8).
10. Não obstante tudo isto, a Bíblia o celebra como herdeiro do mundo e pregoeiro da justiça (Hb 11.7; 2 Pe 2.5).

Conclusão
A história de Noé revela que Deus reconhece todo o nosso esforço para sermos fiéis no meio de uma geração corrompida e perversa, embora a nossa salvação esteja baseada em todo o mérito da graça divina, e não em nossa justiça. "Não pelas obras da justiça que houvéssemos feito, mas segundo a misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" (Tt 3.5).

Fonte: A Bíblia do Pegador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário