sábado, 26 de setembro de 2020

HORA DA REFEIÇÃO Nutrição completa

 

Introdução
   Encontramos descrições de alimentos ao longo de toda a Bíblia, desde o fruto do jardim do Éden (Gn 2.16; 3.3) até os elementos da Ceia do Senhor no Novo Testamento (1Co 11.23-26).
   Como no tempo de Salomão, na sociedade atual repleta de tensões, uma refeição tranquila ajuda tanto na digestão quanto na disposição. Uma das maneiras mais eficazes de conferir um ar de paz e graça à hora das refeições é cultivar o hábito de convidar Deus para estar presente. Oferecer uma oração expressando gratidão antes de começar a comer promove uma atitude de gratidão e tranquilidade (Sl 110.4-5; 1 Ts 5.18). A ausência de barulhos que causem distração cria um ar de calma e permite conversas que podem construir relacionamento, dar paz, expressar amor e prover encorajamento (Pv 15.17; Tg 3.18). Mesmo quando uma pessoa está comendo sozinha, pode usar a hora da refeição para descansar, refletir sobre as bênçãos de Deus ou desfrutar uma paisagem bonita.
   Há muito tempo as mulheres são associadas de forma especial à alimentação. A "mulher virtuosa" ou "mulher de força" descrita em Provérbios 31.10-31, por exemplo, esforça-se para prover o sustento físico de sua família (Sl 104.14-15). As Escrituras também enfatizam que os alimentos devem ser compartilhados de maneira regular e adequada (veja Sl 104.27; Mt 24.45). Não há um momento mais propício para edificar sua família e outras pessoas do que a hora das refeições, um período que pode prover não apenas sustento físico, mas também espiritual.
   O irmão Lourenço, um humilde monge carmelita do século XVII, expressou a oportunidade especial de serviço à hora das refeições em sua oração: "Senhor de todas as vasilhas e panelas... faze de mim um santo ao preparar as refeições e lavar os pratos! Os período em que estou atarefado não são diferentes dos períodos que dedico à oração, e, em meio aos barulhos de minha cozinha... tenho em Deus tão grande tranquilidade quanto se estivesse ajoelhado para receber o santo sacramento".

Veja também Sl 136.25-26; Pv 17.1; Mt 6.11; tópicos sobre Família (Gn 32; 1Sm 3; Sl 78; 127); Hospitalidade (1Pe 3); Nutrição (Lv 11).

Fonte: Bíblia da Mulher

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário