quinta-feira, 25 de junho de 2020

Estudo Bíblico 38 - Lições Espirituais da vida de Labão (Gn 31.24)

Gênesis – Jacó Escolhe Seu Salário com Labão

Introdução
Esse texto revela o momento em que Deus repreendeu Labão por causa de Jacó. Labão era sogro e o tio de Jacó. Labão atravessa pela primeira vez o palco da cena bíblica quando, tendo ouvido falar do mordomo de Abraão e visto as joias de ouro dadas a Rebeca, sai imediatamente ao encontro do emissário de Abraão, com nítido interesse. A obstinação e a ganância de Labão são claramente demonstradas nas Escrituras pela duplicidade de seus gestos e de suas atitudes. Labão vivia na cidade de Padã-Arã, situada na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; na atual Síria. Cada personagem bíblico nos traz lições espirituais importantes, tanto devido aos seus erros, como aos seus acertos.

A importância de Labão nas Escrituras
1. Na Bíblia, é destacada a importância de Labão no arranjo do casamento de Rebeca (Gn 24.33-53). Alguns acham que Betuel, o pai de Rebeca, já estava muito velho, por isso Labão estaria responsável por Rebeca.
2. Sendo o filho primogênito de Betuel, provavelmente coube a Labão responder pela família, negociando com o mordomo de Abraão o dote da moça (Gn 24.53-55).
3. Em Gn 24.50, é dito que: "Então, responderam Labão e Betuel e disseram: Do Senhor procedeu este negócio não podemos falar-te bem ou mal". A aprovação do casamento de Rebeca partiu primeiro de seu irmão, Labão, o que revela a influência dele na tomada de decisões da família. Aqui, percebemos um lampejo de fé em Labão e em seu pai, Betuel, quando reconheceram a providência divina naquele casamento.
4. Depois de alguns anos, porém Jacó, filho de Rebeca, irmã de Labão, saiu de casa para fugir de seu irmão Esaú, e foi parar na casa de seu tio "casamenteiro", Labão (Gn 29.10). Este, tendo ouvido sobre a chegada de Jacó, filho de sua irmã Rebeca, deu-lhe as boas-vindas e recebeu em paz o seu sobrinho (Gn 29.13-14).
5. Entretanto, passado algum tempo, o experiente "casamenteiro" Labão prometeu dar sua filha Raquel em casamento ao seu sobrinho, em troca de 7 anos de trabalho deste (Gn 29.18-20). Labão não demorou a mostrar as graves falhas em seu caráter desleal e ganancioso, dando a Jacó a "esposa errada", para forcá-lo a trabalhar mais 7 anos por Raquel (Gn 29.21-30). Daí em diante, Jacó começou a sentir na pelo a deslealdade e a duplicidade de personalidade do seu tio e sogro, ao ponto de querer ir embora, voltando para a terra dos seus pais (Gn 30.25.26).
6. Em Gn 30.27, Labão mostra mais um pequeno lampejo de fé, ao reconhecer a bênção do Senhor em seus negócios, dizendo a Jacó o seguinte: "Se, agora, tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti". Porém, é difícil lidar com quem tem dupla personalidade. Apesar de ter conseguido persuadir Jacó a ficar com ele, Labão continuou desleal com o sobrinho, mudando dez vezes o salário de Jacó em apenas seis anos.
7. Quando a situação familiar ficou tensa, Jacó se cansou de ser enganado pelo sogro e deu o troco a Labão, fugindo secretamente com suas mulheres, seus filhos e seus bens (Gn 31.20-21).
8. Labão perseguiu Jacó, e só não lhe fez mal porque o Deus de Abraão lhe apareceu em sonhos e o advertiu, dizendo: "Guarda-te, que não fales a Jacó nem bem nem mal" (gn 31.24). Por causa dessa repreensão do Senhor, Labão e Jacó acabaram afastando-se pacificamente e fizeram uma aliança perante Deus de nunca mais defraudarem um ao outro (Gn 31.44-53).

Conclusão
A lição que aprendemos com tudo isso é a seguinte: na verdade, Deus acabou usando Labão, com todos os seus defeitos, para tratar o caráter dúbio de Jacó e fazê-lo sentir na pele o quanto é dolorido ser enganado por alguém. Jacó agiu como enganador e tirou vantagem de outros; já seu tio, Labão era o "mestre" nisso. Que o Senhor nos guarde e que possamos aprender com cada lição preciosa que a sua Palavra nos traz por meio dos seus personagens!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário