Introdução
Esse texto sagrado fala da velhice de Isaque. Ele entrou para a história como o tão aguardado "filho da promessa" e herdeiro do grande legado deixado por seu pai, Abraão. Embora não tenha ocupado o mesmo espaço na história bíblica que seu pai, Abraão, e que seu filho Jacó; Isaque é o elo de ligação do mais famoso e influente "trio patriarcal" da Bíblia. Como os filhos das grandes celebridades e pessoas importantes dos nossos dias, Isaque sempre viveu à sombra de seu famoso e extraordinário pai. Entretanto, acerca de Isaque pode ser dito o seguinte: Que culpa tem o príncipe de ter nascido num palácio e ser filho de rei? O nome "Isaque" significa "riso" e condiz com as circunstâncias em que sua mãe, Sara engravidou (na velhice) e como o modo sereno e alegre de viver dele.
A importância de Isaque nas Escrituras
1. Isaque foi o primeiro homem na Bíblia a ter o seu nome mencionado por Deus antes mesmo de nascer (Gn 17.21).
2. Isaque teve um dos nascimentos mais aguardados da Bíblia, e isso rendeu a ele o título de "filho da promessa" tão aguardado por seus pais (Gn 21.1-7).
3. Isaque era um filho tão submisso ao seu pai que não mostrou nenhuma resistência a este quando foi submetido à sua mais terrível e dramática provação no monte Moriá (Gn 22.1-18).
4. Isaque era um homem sereno e apreciador da natureza; ele pacientemente esperou Deus preparar uma esposa para ele (Gn 24.63-67).
5. De acordo com Gn 25.5,11, Isaque herdou tanto o rico patrimônio material de Abraão como o seu grandioso legado espiritual, ao ser abençoado por Deus, logo depois da morte de Abraão.
6. De acordo com Gn 26.8), Isaque era um homem carinhoso para com a sua esposa, Rebeca, e desfrutava de um feliz relacionamento amoroso com a sua companheira. Isaque gozava a vida com a mulher que ele amava (Ec 9.9). Dos três famosos patriarcas, ele foi o único praticante da monogamia, ao ser marido de uma só mulher.
7. Em Gn 26.1-6,vemos que Isaque enfrentou sua primeira grande crise após a morte de seu pai, Abraão. Em meio à fome que sobreveio à terra, Isaque saiu vitorioso dela, pois Deus confirmou a sua presença com ele, dizendo: "Não desças ao Egito. Habita na terra que Eu te disser" (v.2). Isaque foi obediente; permaneceu em Gerar.
8. O resultado da obediência de Isaque trouxe prosperidade e riqueza à sua vida nos seguintes termos: "E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande" (Gn 26.12-13).
9. Em Pv 10.22, está escrito: "A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores". Esse versículo se cumpriu na íntegra na vida de Isaque!
10. A bênção de Deus na vida de Isaque gerou inveja nos que estavam à sua volta e lhe causou alguns aborrecimentos; porém mais uma vez, seu jeito sereno e tranquilo de resolver as coisas evitou várias confusões com os filisteus. Isaque abriu mão de alguns poços de água potável, preferindo sofrer prejuízo, ao ponto de os seus próprios inimigos se rederem a ele dizendo: "Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo; pelo que dissemos: Haja, agora, juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos concerto contigo. Que nos não faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora, tu é os bendito do SENHOR" (Gn 26.28-29).
Conclusão
Isaque que não teve uma vida tão agitada quanto a de seu pai, Abraão, nem tão evasiva quanto a do seu sucessor Jacó; daí o fato de sua história conter menos capítulos na Bíblia sobre os seus feitos, embora Isaque tenha vivido mais tempo do que Abraão e Jacó. A vida serena e tranquila de Isaque lembra a vida de paz e prosperidade que Salomão teve. Ambos viveram daquilo que seus pais construíram.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário