quarta-feira, 17 de junho de 2020

Estudo Bíblico 35 - Lições Espirituais da vida de Jacó (Gn 28.20-22)

Jacó Luta com o Anjo no Vau do Jaboque | Anjos, Imagens biblicas ...

Introdução
Esse texto Sagrado destaca o momento em que Jacó fez um importante voto ao Senhor. Jacó entrou para a história como o símbolo daqueles que gostam de "levar vantagem em tudo". Porém, apesar de na Bíblia serem reveladas as graves falhas no caráter deste afamado neto de Abraão, não há como se negar sua influência e seu extraordinário legado espiritual deixado para a sua posteridade. Apesar de seu nome não ter o mesmo "peso espiritual" do nome de seu avô, Abraão, o nome de Jacó é citado nas Escrituras mais vezes do que o nome de Abraão. Isso se deve ao fato de o nome de Jacó estar associado ao nome da nação escolhida por Deus, Israel. Este foi o novo nome dado a Jacó pelo próprio Deus (Gn 35.10). Da vida deste extraordinário patriarca podemos extrair lições preciosas para o nosso crescimento espiritual.

A importância de Jacó nas Escrituras
1. Em Gn 25.21, é dito que Jacó nasceu em resposta às orações de seu pai, Isaque. A Bíblia está repleta de histórias de crianças que nasceram em resposta às orações dos seus pais.
2. Em Gn 25.22-23, a resposta às orações de Isaque foi dupla; Rebeca ficou grávida de gêmeos. As duas crianças já lutavam e competiam entre si no ventre materno, ao ponto de Rebeca se desesperar. Então, o Senhor lhe deu a revelação do por que disso, dizendo que os dois meninos gêmeos, seriam progenitores de duas nações e que o maior serviria o menor.
3. No dia de seu nascimento, Jacó e seu irmão, Esaú, pareciam disputar, numa pista de atletismo, para ver quem cruzava primeiro a linha de chegada ao mundo (Gn 25.25-26). Talvez, por causa de uma questão anatômica, os dois não tenham podido cruzar juntos a linha de chegada. Entretanto, Esaú foi declarado o primogênito pela parteira, apesar de Jacó ter nascido agarrado ao calcanhar do irmão.
4. Todavia, Jacó não se deu por vencido; na primeira oportunidade, ele conseguiu "apropriar-se" da "bênção da primogenitura" que seria por direito concedida ao seu irmão "mais velho", Esaú (Gn 25.27-34).
5. O nome "Jacó" significa "suplantador" ou "enganador". De acordo com os relatos bíblicos, Jacó fez jus ao significado do seu nome, pois enganou algumas pessoas e tirou vantagem delas. Ele enganou: seu irmão, Esaú (Gn 25.29-34); seu pai, Isaque (Gn 27.1-29); seu tio e sogro Labão (Gn 30.25-43; 31.1-24).
6. Em Gn 31.20, é dito que "Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando saber que fugia". Olha que para enganar Labão não é brincadeira. Pois, se Jacó gostava de enganar as pessoas; Labão era o "mestre" do engano. Labão já havia enganado seu sobrinho cerca de dez vezes (Gn 31.41).
7. Mesmo cheio de falhas e defeitos de caráter, a graça divina nunca abandonou a Jacó, e ele teve experiências com Deus mais profundas ainda do que seus pais. E, dentre tantas experiências, gostaria de destacar três importantes: A primeira foi o encontro com Deus em Betel (Gn 28.10-22); a segunda foi o seu dramático encontro com Deus no Vau de Jaboque (Gn 32.22-32); e a terceira foi o seu reencontro com Deus ao retornar de Harã (Gn 35.9-13).
8. Em Gn 32.24, a Palavra de Deus afirma que:"Ficou ele só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia". Essa experiência de Jacó com Deus no vau do Jaboque foi o divisor de águas da sua vida. O vau de Jaboque passou a ser a linha divisória do antes e depois da vida de Jacó.
9. Essa experiência de Jacó no vau do Jaboque lhe deixou marcas físicas e espirituais. Jacó estava acostumado a levar vantagem sobre outros. Porém, pela primeira vez na narrativa em Gênesis, Jacó havia sido incapaz de derrotar um oponente. Entretanto, mesmo tendo a articulação de seu quadril deslocada por um Ser misterioso, Jacó se recusou a soltá-lo até receber uma bênção; ele ainda saiu vitorioso da luta quando o próprio Deus admitiu a sua vitória, dizendo: "Já não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevalecestes" (Gn 32.28).
10. Em Gn 35.9-10, é dito que "E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel". Essa passagem bíblica revela Deus confirmando o que Ele já havia prometido a Jacó no vau de Jaboque. Há promessas que Deus nos fez lá atrás; e, de vez em quando Ele renova essas promessas em lugares diferentes e usando pessoas diferentes para fortalecer a nossa fé. Ao mudar o nome de Jacó para Israel, Deus estava não só transformando o caráter de Jacó, mas também estava suscitando uma nação dele; pois "Israel" é o nome oficial da nação escolhida por Deus.

Conclusão
A história de Jacó é muito extensa e rica de ensinamentos. Entretanto, ao observarmos esse pequeno resumo de sua longa vida, descobriremos lições profundas para o amadurecimento cristão. Seus erros e seus acertos suas falhas e fraquezas não anularam o propósito de Deus para vida dele. A graça de Deus é maior do que o pecado. A graça de Deus cobriu a vida de Jacó. Deus nunca desistiu de Jacó, apesar de suas graves falhas e defeitos. Deus nunca desiste de você, meu irmão! A graça de Deus cobre todo nós. "Onde abundou o pecado, superabundou a graça!" (Rm 5.20).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário