quarta-feira, 26 de agosto de 2020

VIUVEZ Dependência de Deus

 O Islam e as mulheres | Portal IslamBR

Uma mulher não escolhe se torna viúva. A perda de seu esposo amado é uma experiência devastadora que deixa uma mulher profundamente entristecida e emocionalmente esgotada. O futuro planejado, de repente, parece desvanecer, e o medo pode tomar conta de sua vida (2 Rs 4.1). Essa perda muitas vezes afeta o sustento e a estabilidade financeira, obrigando a viúva a se tornar a única provedora de seus filhos e seu lar, quaisquer que sejam suas capacitações, suas habilidades e seus recursos. É possível que em nenhum outro momento de sua vida uma mulher enfrente tantas decisões importantes com tão poucos recursos emocionais.

Por intermédio de Eliseu, Deus perguntou a uma viúva aparentemente desamparada o que ela gostaria que o Senhor fizesse por ela. Apesar de ser onipotente e conhecer a necessidade dela, o Senhor desejava que essa mulher avaliasse a sua situação e definisse alvos alcançáveis para o seu futuro. Deus sempre tem propósitos e nos ensina a ser práticas (Sl 32.8).

A resposta simples da viúva a Eliseu demonstrou a grande fé e confiança de seu coração. Ela não repreendeu Eliseu por fazer perguntas tolas ou por se intrometer em seus assuntos pessoais; antes, em sua fé profunda em Deus, essa viúva recente expressou a um amigo enviado por seu Pai celestial a expectativa de uma intervenção divina em seu favor (2 Rs 4.5-6; veja também Dt 10.18).

Hoje em dia, as viúvas precisam ter essa mesma dependência no Senhor soberano (Dt 10.18). Por intermédio de amigos verdadeiramente cristãos, o Senhor provê consolo e demonstra compaixão prática (Tg 1.17). Como parte de seu processo de cura, Deus nos incentiva a expressar nossa aflição - derramar diante dele nossos medos, tristezas, ansiedades e dores - para que ele possa nos encher da sua força e paz (Is 40.29.31; 2 Co 1.3.4). Ele cura os corações quebrantados (Sl 147.3).

Veja também Mt 18.3, nota; tópicos sobre Coração quebrantado (Sl 34); Filhos (2 Sm 21; 2 Rs 4; Sl 128; Pv 22; Lc 15); Morte (1 Co 15); Família (Gn 32; 1 Sm 3; Sl 78; 127); Pesar (Is 53); Lágrimas (Sl 58); Viuvez (Jr 29; 1 Tm 5); retratos de A viúva do profeta (2 Rs 4); A viúva de Sarepta (1 Rs 17). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário