Introdução
Na história de Judá com a sua nora Tamar, aprendemos sobre o perigo de negociarmos valores que jamais podem ser negociados em nossa vida. Judá entregou a Tamar os três objetos que eram imprescindíveis na vida de um pastor: o selo, o lenço (ou cordão) e o cajado. Nunca negocie ou entregue a outros o que Deus confiou a você!
I. O Selo1. O selo é a primeira coisa que o homem de Deus jamais pode negociar. O selo, nos tempos bíblicos, era uma marca que identificava a posse ou o direito que o dono exercia sobre determinada coisa selada ou marcada. O Senhor conhece os que são seus por meio de um selo (2 Tm 2.19).
2. Em nossos dias, o selo é a marca de qualidade que identifica o produto ou a autenticidade de uma assinatura. O selo nos transmite a ideia de inviolabilidade, proteção e segurança. O selo espiritual é a garantia que temos da marca do Espírito Santo em nossa vida e de que o inimigo de nossa lama jamais conseguirá romper este selo (Ef 4.30).
3. O Senhor guardará a sua vida e jamais deixará que Satanás rompa o seu lacre espiritual (1 Jo 5.18). Em 2 Co 1.21-22, Paulo afirma: "Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nossos corações".
II. O Lenço ou cordão
1. O lenço ou cordão é a segunda coisa que o homem de Deus não pode negociar. O lenço ou cordão que Judá havia deixado com Tamar era, na realidade, o seu cinto de pastor. O cinto na Bíblia é símbolo de firmeza de caráter.
2. Em Lc 12.335, Jesus disse: "Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias". O cinto é para estar firmado nos lombos. Por isso, não pode ser negociado.
3. O cinto da verdade é uma das peças-chave da armadura de Deus (Ef 6.14). A verdade é inegociável (Pv 23.23). O lenço ou cordão é a garantia da estabilidade pessoal; e, por isso jamais pode ser negociado (Ec 4.12).
III. O Cajado
1. O cajado é a terceira coisa que o pastor jamais pode negociar. O cajado é símbolo da autoridade ministerial. A autoridade espiritual que Deus nos deus jamais pode ser negociada.
2. Em Êx 12.11, o povo de Israel deveria estar em prontidão, com os lombos cingidos, as sandálias nos pés e o cajado na mão.
3. Davi não abriu mão de seu cajado para enfrentar o seu inimigo (1 Sm 17.40). Benaia atacou o inimigo com o seu cajado (2 Sm 23.21). O cajado é uma das armas imprescindível para o exercício ministerial do pastor (Sl 23.4).
Conclusão
Nunca negocie os valores espirituais e ministeriais que Deus lhe deu. Nunca troque o que Deus lhe deu por nenhuma vantagem aparente.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por: Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário