segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Estudo Bíblico 45 - Fugindo do Pecado (Gn 39.12)

 FUGINDO DO PECADO

Introdução

Nessa história bíblica, em que um jovem foge das garras de uma mulher sedutora, é revelado que a fuga é uma grande arma que o homem de Deus dispõe para escapar das garras do pecado. José venceu a tentação sexual porque fugiu dela; afinal, esse tipo de situação, valente não é o que fica, e sim o que foge.

I. Fugindo das paixões da mocidade

1. O grande conselho que Paulo deu ao jovem obreiro Timóteo foi o seguinte: "Foge, também, das paixões da mocidade..." (2Tm 2.22).

2. Quando Paulo usou este termo "foge", certamente lhe veio à memória a fuga do jovem Jose´para vencer o pecado. Davi infelizmente resolveu ficar, e acabou sendo vencido pelo pecado (2Sm 11.1-5).

3. Sansão também resolveu ficar, e acabou vencido, nas garras da sedutora Dalila (Jz 16.19-20). O conselho que a Palavra de Deus nos dá para vencer esse tipo de pecado é este: "foge" (2 Tm 2.22).

II. Fugindo da aparência do Mal

1. Em 1 Ts 5.22, o conselho da palavra de Deus é este: "Abstende-vos de toda aparência do mal" . O termo "abster-se significa "fugir" ou se "afastar".

2. Em 1 Tm 6.11, Paulo dá um outro conselho a Timóteo: "Mas tu, ó homem de Deus foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão".

3. Para vencer o diabo, a Bíblia manda resistir (Tg 4.7), então ele é quem fugirá de nós. Porém, em relação ao pecado, à carne, a Bíblia  nos manda fugir (Gn 39.12; 2 Tm 2.22).

Conclusão

Sigamos o conselho do escritor da Carta aos Hebreus, o qual nos recomenda: "Portanto, nós também, pois estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta" (Hb 12.1). Que o Senhor sempre nos guarde.


Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

VIUVEZ Dependência de Deus

 O Islam e as mulheres | Portal IslamBR

Uma mulher não escolhe se torna viúva. A perda de seu esposo amado é uma experiência devastadora que deixa uma mulher profundamente entristecida e emocionalmente esgotada. O futuro planejado, de repente, parece desvanecer, e o medo pode tomar conta de sua vida (2 Rs 4.1). Essa perda muitas vezes afeta o sustento e a estabilidade financeira, obrigando a viúva a se tornar a única provedora de seus filhos e seu lar, quaisquer que sejam suas capacitações, suas habilidades e seus recursos. É possível que em nenhum outro momento de sua vida uma mulher enfrente tantas decisões importantes com tão poucos recursos emocionais.

Por intermédio de Eliseu, Deus perguntou a uma viúva aparentemente desamparada o que ela gostaria que o Senhor fizesse por ela. Apesar de ser onipotente e conhecer a necessidade dela, o Senhor desejava que essa mulher avaliasse a sua situação e definisse alvos alcançáveis para o seu futuro. Deus sempre tem propósitos e nos ensina a ser práticas (Sl 32.8).

A resposta simples da viúva a Eliseu demonstrou a grande fé e confiança de seu coração. Ela não repreendeu Eliseu por fazer perguntas tolas ou por se intrometer em seus assuntos pessoais; antes, em sua fé profunda em Deus, essa viúva recente expressou a um amigo enviado por seu Pai celestial a expectativa de uma intervenção divina em seu favor (2 Rs 4.5-6; veja também Dt 10.18).

Hoje em dia, as viúvas precisam ter essa mesma dependência no Senhor soberano (Dt 10.18). Por intermédio de amigos verdadeiramente cristãos, o Senhor provê consolo e demonstra compaixão prática (Tg 1.17). Como parte de seu processo de cura, Deus nos incentiva a expressar nossa aflição - derramar diante dele nossos medos, tristezas, ansiedades e dores - para que ele possa nos encher da sua força e paz (Is 40.29.31; 2 Co 1.3.4). Ele cura os corações quebrantados (Sl 147.3).

Veja também Mt 18.3, nota; tópicos sobre Coração quebrantado (Sl 34); Filhos (2 Sm 21; 2 Rs 4; Sl 128; Pv 22; Lc 15); Morte (1 Co 15); Família (Gn 32; 1 Sm 3; Sl 78; 127); Pesar (Is 53); Lágrimas (Sl 58); Viuvez (Jr 29; 1 Tm 5); retratos de A viúva do profeta (2 Rs 4); A viúva de Sarepta (1 Rs 17). 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Estudo Bíblico 44 - Três coisas que o Pastor não pode negociar (Gn 38.18)

 Os 12 mandamentos de Jesus para você ficar no azul e investir | A ...

Introdução

Na história de Judá com a sua nora Tamar, aprendemos sobre o perigo de negociarmos valores que jamais podem ser negociados em nossa vida. Judá entregou a Tamar os três objetos que eram imprescindíveis na vida de um pastor: o selo, o lenço (ou cordão) e o cajado. Nunca negocie ou entregue a outros o que Deus confiou a você!

I. O Selo

1. O selo é a primeira coisa que o homem de Deus jamais pode negociar. O selo, nos tempos bíblicos, era uma marca que identificava a posse ou o direito que o dono exercia sobre determinada coisa selada ou marcada. O Senhor conhece os que são seus por meio de um selo (2 Tm 2.19).

2. Em nossos dias, o selo é a marca de qualidade que identifica o produto ou a autenticidade de uma assinatura. O selo nos transmite a ideia de inviolabilidade, proteção e segurança. O selo espiritual é a garantia que temos da marca do Espírito Santo em nossa vida e de que o inimigo de nossa lama jamais conseguirá romper este selo (Ef 4.30).

3. O Senhor guardará a sua vida e jamais deixará que Satanás rompa o seu lacre espiritual (1 Jo 5.18). Em 2 Co 1.21-22, Paulo afirma: "Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nossos corações".

II. O Lenço ou cordão

1. O lenço ou cordão é a segunda coisa que o homem de Deus não pode negociar. O lenço ou cordão que Judá havia deixado com Tamar era, na realidade, o seu cinto de pastor. O cinto na Bíblia é símbolo de firmeza de caráter.

2. Em Lc 12.335, Jesus disse: "Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias". O cinto é para estar firmado nos lombos. Por isso, não pode ser negociado.

3. O cinto da verdade é uma das peças-chave da armadura de Deus (Ef 6.14). A verdade é inegociável (Pv 23.23). O lenço ou cordão é a garantia da estabilidade pessoal; e, por isso jamais pode ser negociado (Ec 4.12).

III. O Cajado

1. O cajado é a terceira coisa que o pastor jamais pode negociar. O cajado é símbolo da autoridade ministerial. A autoridade espiritual que Deus nos deus jamais pode ser negociada.

2. Em Êx 12.11, o povo de Israel deveria estar em prontidão, com os lombos cingidos, as sandálias nos pés e o cajado na mão.

3. Davi não abriu mão de seu cajado para enfrentar o seu inimigo (1 Sm 17.40). Benaia atacou o inimigo com o seu cajado (2 Sm 23.21). O cajado é uma das armas imprescindível para o exercício ministerial do pastor (Sl 23.4).

Conclusão

Nunca negocie os valores espirituais e ministeriais que Deus lhe deu. Nunca troque o que Deus lhe deu por nenhuma vantagem aparente.

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por: Ana Oliveira

 



quarta-feira, 12 de agosto de 2020

SER AVÓ Um ministério de amor

 Ser Avó... Ministério de Amor! - Igreja Batista do Sétimo Dia ...

Os avós têm a oportunidade de ministrar aos seus netos de uma forma que talvez não seja possível aos pais devido à sua falta de tempo. Os avós podem seu um canal importante de educação espiritual, especialmente quando um dos pais está criando o filho sozinho ou quando os dois pais trabalham fora. eis algumas sugestões para investir na próxima geração:

  • Compartilhe com seus netos sobre como Deus falou com você (ou com outros membros da família) ao longo dos anos e sobre como você obedeceu aos mandamentos dele. Esse testemunho importante dá aos netos um conhecimento prático, raízes espirituais e também mantém viva a história da família (Sl 45.17; 79.13). Ofereça-lhes conselhos sábios, discernimento experiente e seu conhecimento em momentos apropriados (Pv 1.5).
  • Explique a eles sua experiência de salvação e leve seus netos a Cristo (Dt 6.7-9).
  • Ore por eles, usando como exemplo orações de Paulo (Ef 3.14-21; Fp 1.9-11; Cl 1.9-11).
  • Ore pela proteção deles (Sl 121; 1-8), tanto física quanto espiritual.
  • Ore com seus netos.
  • Presentei seus com livros, CDs e DVDs cristãos (Pv 3.27).
  • Sente-se perto deles e leia a Bíblia com eles (Sl 119.9-11).
  • Encontre formas de reforçar as lições de piedade ensinadas pelos pais por meio de exemplos de sua própria vida, construindo pontes entre as gerações (Sl 78.1-9).
  • Ensine-os que são importantes para Deus não por causa daquilo que fazem, mas por causa de quem vive dentro deles.
  • Ensine-os que Deus está no controle e que nada é difícil ou grande demais para o Senhor (Jr 32.17).
  • Ensine-os que Deus é amoroso, compassivo e compreensivo (Lm 3.22-23).
  • Demonstre a alegria de dar o dízimo (Pv 3.9; Ml 3.10).
  • Se você mora longe de seus netos, encontre maneiras de mostrar a cada um que ele é especial (Pv 15.23; 16.24). Deixe um legado espiritual para eles (uma Bíblia usada com notas especiais, um presente feito à mãos, recordações felizes), e não apenas uma herança em dinheiro (Pv 13.22).
Em vários sentidos, os avós são modelos fortes para os netos (2 Tm 1.5) e, como tal, exercem uma grande influência sobre eles na sua exemplificação das seguintes mensagens:

  • A maior de todas as dádivas é o perdão (Ef 4.32).
  • O certo e o errado são definidos pela Palavra de Deus (Pv 14.12).
  • Podemos experimentar grande alegria vivendo um dia de cada vez, em vez de nos prendermos ao passado ou ao futuro (Ne 8.10; Sl 118.24).
Em vez de reclamar de seus desconfortos e dores, louve a Deus pela vida longa que ele está lhe dando. Você e as pessoas ao seu redor se sentirão mais felizes (1 Ts 5.18). Mantenha-se ativa e cultive interesses além da família (Cl 2.6-7). Cuide para não solapar a autoridade dos pais. Seja prestativa, mas não se intrometa.

As recompensas de ser avó são muitas, entre elas:

  • Voltar a ouvir a alegria e o riso espontâneo de uma criança pequena.
  • Colecionar histórias engraçadas sobre seus netos e ter ouvintes atenciosos com os quais você poderá compartilhar experiências de sua própria infância.
  • Receber o amor terno e o doce conforto de uma criança que ainda não vive o ritmo frenético do resto do mundo.
  • Saber que você está deixando sua marca influenciando a geração seguinte (Pv 17.6; Is 51.1).
  • Ser um canal do amor de Deus na vida de seus netos (Sl 78.6).
  • Ter uma renovação da sua vida e a revitalização de sua fé (Rt 4.15).
Veja também quadros Orações pelos filhos (Fp 1); tópicos sobre Envelhecimento (Is 48); Bênçãos (Gn 12); Família (Gn 32; 1 Sm 3; Sl 78; 127); Oração (Jr 33; Hb 4; 1 Jo 5; 3 Jo); Tradições (1 Sm 7); Herança (Pv 13); Influência (Et 4); retratos de Noemi (Rt 1_; Loide e Eunice (2 Tm 1).

Fonte: A Bíblia da Mulher

Publicado por Ana Oliveira 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estudo bíblico 43 - Nunca desista dos seus sonhos (Gn 37.19)

Nunca Desista de Seus Sonhos - Home | Facebook
Introdução
Esse texto destaca José como alguém "sonhador". José foi um jovem sonhador, cujos sonhos se tornaram realidade. Porém, isso não significa que foi fácil a realização desses sonhos. Certamente houve momentos de muito desânimo diante das adversidades. Entretanto, ele nunca desistiu dos seus sonhos.

I. O próprio Deus garante a realização dos nossos sonhos
1. Os sonhos de José foram inspirados pelo próprio Deus (Gn 37.9-11). Muitos sonhos que nascem em nosso coração foram suscitados pelo próprio Deus, pois Ele mesmo tem interesse em realizá-los e cumprir seus propósitos em nossa vida.
2. O sonho que Ana tinha de ter um filho era um sonho de Deus, pois Ele tinha em mente um homem para aqueles dias que fizesse a transição histórica do período dos juízes para o período da monarquia israelita. Samuel foi o filho que Ana sonhou e o homem que realizou o sonho de Deus para aquele momento da história de seu povo (1 Sm 1.10-28; 10.1; 16.13).
3. Em Fp 2.13, Paulo diz: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade". Portanto, é o próprio Deus quem garante a realização dos nossos sonhos.

II. A perseverança é o grande trunfo dos que sonham
1. A perseverança é o segredo da vitória de todas as pessoas que concretizaram os seus sonhos. O próprio Jesus disse: "Na vossa paciência, possuí a vossa alma" (Lc 21.19).
2. José sempre alimentava a esperança de ter o seu nome mencionado diante do Faraó; e, com essa paciência / perseverança, seu sonho finalmente foi concretizado (Gn 40.14-15; 41.9-14).
3. A vitória só é prometida aos que perseveram até o fim (Mt 24.13). O sonho do grande líder africano Nelson Mandela de ver a África do Sul do "apartheid" só foi possível depois de longos 13 anos de perseverança dele em uma prisão.

Conclusão
Nunca desista dos seus sonhos! Abraão Lincoln só conseguiu realizar o seu sonho de ser presidente dos Estados Unidos após sete tentativas fracassadas. E, depois, ele se tornou um dos mais inesquecíveis presidentes na história dos Estados Unidos. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, porque, a realização e concretização dos nossos sonhos tem o "sim" de Deus, por meio de Cristo (2 Co 1.19-20).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira